quarta-feira, 15 de agosto de 2012

#Resenhas: Em Chamas de Suzanne Collins

Finalmente uma resenha para que vocês possam desfrutar das emoções prévias do livro Em Chamas, continuação de Jogos Vorazes. Querem dar uma olhadinha?

O interessante seria você ler a resenha de Jogos Vorazes antes de ler Em Chamas.

AVISO: Resenha totalmente sem spoiles que não tenham sido revelados na sinopse u.u








Nome: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413 páginas
Onde Comprar: Livraria Travessa
Skoob: Em Chamas






 Resenha: 

Jogos Vorazes ganhou totalmente minha confiança assim como a Tia Suzie (apelido carinhoso que dou aos meus escritores preferidos). Realmente superou totalmente minhas expectativas e gostaria de tê-lo lido logo em 2010 quando foram lançados. Ainda não creio que perdi tanto tempo sem essa história maravilhosa. Não me surpreende o fato de uma das minhas poucas inspirações seja um super fã da série. Ok, agora querem saber quem ele é? Tudo bem, eu digo. O talentoso e engraçado Josh Hutshelson, mais conhecido como Peeta. (¬¬ Não, não é bajulação, eu gostava dele antes mesmo de saber que ele faria esse filme. Na verdade eu só assisti Jogos Vorazes por causa dele para não quebrar a corrente que faço de assistir todos os filmes que eu puder dele rsrsrsrs ^^)

Katniss conseguiu o que queria, salvar a vida dela e a de Peeta, porém essa conquista lhe custará caro. Ao ameaçar comer aquelas amoras com o suposto amor de sua vida ela desafia a Capital, e pior, os faz parecerem bobos diante de toda Panem. Agora ela tem a escolha. Continuar sendo marionete da Capital e salvar todos aqueles que amam ou continuar a jogar gasolina no "incêndio" que iniciou após os Jogos. Peeta e Katniss começam a ficar mais afastados um do outro do que nunca, será? Após a Turnê dos Vitoriosos é anunciada como será o Terceiro Massacre Quaternário e com a noticia vem o desespero de todos, principalmente de Katniss: ELA VOLTARÁ PARA A ARENA.

Em Chamas é muito melhor do que Jogos Vorazes, talvez pelo motivo de conhecermos um pouco mais o interior de Katniss e seus dilemas. Uma garota que não sabe falar sem afetar alguém de alguma forma dolorosa e que tem uma grande confusão em sua mente. Ela começa a se arrepender de não ter morrido nos por diversos motivos, mas principalmente por sua vida ter virado de cabeça para baixo após ser nomeada uma das vitoriosas do Septuagésima Quarta Edição dos Jogos Vorazes. Sua vida pode ter melhorado de qualidade mas a que custo?

Meu desespero era tão grande em ler esse livro que precisei pedir emprestado para minha queria amiga, Daiana. Assim que peguei Em Chamas em minhas mãos meu coração parou e eu somente tinha lido a sinopse. A emoção era tanta que nem consegui me conter. Senti-me como se realmente fosse a Katniss (Ok que planejo fazer uma bela atuação para um vídeo de Jogos Vorazes sendo ela). Por mais que ela fosse confusa a Tia Suzie conseguiu fazer com que nós entendêssemos sua confusão.

A narrativa não poderia ser mais perfeita. Juntamente com o enredo causam um efeito hipnótico que nos prende do inicio ao fim do livro. O incrível é que mesmo depois da leitura você sonha com ele, com os acontecimentos e quer, de alguma forma, ser a Katniss para fazer ela parar de fazer tanta burrada (Desculpe a expressão, mas ela realmente faz cada uma que dá vontade mesmo de pegar no pescoço dela).

Até agora o livro foi mais cativante da série inteira, porém, como ainda estou no processo de leitura do terceiro e não último livro da série (Ok, ainda temos o Guia do Tributo e A Filosofia por trás de Jogos Vorazes) não tenho como dizer de ele é o melhor.

Aviso para os que ainda não leram: Caso decidam ler Em Chamas, tenham um coração forte porque quase tive um infarte no meio de leitura. Também não poderia faltar as lagrimas (não formou um rio porque meu estilo não é associado a choro se ele não for motivado por um argumento muito bom ou se for para interpretar algum personagem). Começei a gostar cada vez mais de Peeta e cada um pouco menos de Gale, porque, fala sério, O CARA É BIPOLAR, SÓ PODE!

Novos personagens surgem, como Finnick, o galã e lendário vitorioso do Distrito 4. Johanna Mason, a vitoriosa do Distrito 7 (Não vou com a cara dela ¬¬), entre vários outros. Uns ganham sua simpatia com facilidade, outros mais para frente e outros você odeia incondicionalmente.

Parabéns a Tia Suzie pelo perfeito trabalho com a série e anseio pelo dia em que conhecerei ela (Sim, está em meus planos rsrs). Nota máxima para Suzanne Collins com sua série.


OBS: Descobri que alem de talentoso e engraçado o Josh tem bom gosto demais u.u aprecio-o mais ainda. Detalhe: Estou planejando fazer uma homenagem a ele em seu aniversário juntamente com o site oficial dele aqui no Brasil. Posso passar para vocês depois rsrs o vídeo estará em inglês, mas posso acrescentar legenda para os que ainda não falam fluentemente, como eu.


Alguns trechinhos (Nada de spoilers): 

"_Meus conselheiros estavam preocupados com a possibilidade de você ser uma pessoa difícil, mas você não está planejando ser uma pessoa difícil, está? - pergunta ele
_Não - respondo.
_Foi isso que disse para eles. Eu disse que uma garota que passou por tantos infortúnios para se manter viva não está interessada em jogar tudo isso fora de mão beijada. Sem falar na família que ela precisa proteger. Sua mãe, sua irmã e todos aqueles... primos"
Pág 27


"_Quer um torrão de açúcar? - diz ele oferecendo a mão que está cheia (...)
Finnick Odair é meio que uma lenda viva em Panem, Desde que venceu a sexagésima quinta edição dos Jogos Vorazes quando tinha 14 anos, ele é um dos mais jovens vitoriosos"
Pág 222


"_Vou acordar o Peeta - digo
_Não, espere - diz Finnick - Vamos fazer isso juntos. Vamos botar as nossas cabeças juntas na frente dele.
Bom, há tão poucas oportunidades para brincadeiras na minha vida que concordo. Nos posicionamos um de cada lado do Peeta, nos curvamos até que nossos rostos estejam a centímetros do nariz dele e o acordamos:
_Peeta. Peeta, acorda."
Pág 335



QUE COMECEM A SEPTUAGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO DOS JOGOS VORAZES!!

E QUE A SORTE SEMPRE ESTEJA AO SEU FAVOR!

Beijinhos,

5 comentários:

  1. Nossa, Kimy! Dá pra ver que você é fã mesmo do Jogos Vorazes. Espero que você tenha mesmo a oportunidade de conhecer a autora!

    Parabéns pelo post!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Aimeudeus, nossa, só digo uma coisa depois de ler essa resenha: QUERO LER "EM CHAMAS" AGORA! AGORA!
    Eu já me apaixonei pela história que a Suzanne criou desde que li Jogos Vorazes, mas com essa resenha... quero Em Chamas, tipo, now!

    Andressa
    http://paradiseofthetruths.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Kimmy
    eu adorei Em chamas, apesar de Jogos Vorazes continuar sendo meu preferido.
    Tmb amo o Josh, e não tinha ator melhor para fazer o papel de Peeta.
    Eu só quero ver quem irá fazer o Finnick *_*
    Eu chorei demais lendo esse livro, e espero reler em breve.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Kimy!
    Amiga assim você me mata! rs
    Eu terminei de ler "Jogos Vorazes" e já comecei a surtar para ler "Em Chamas". Mas agora depois de ler sua resenha, preciso dele urgentemente!
    Não se tem como eu desgostar um pouquinho só do Gale! rs
    #TeamGale

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu aamei "Em chamas" e confesso: Meu favorito da série ♥, rs
    tô seguindo Kimy, adorei o bloog flor.
    Beijoo :*

    ResponderExcluir

Pessoal, tentem construir um comentário inteligente, ou um simples eu gostei já basta. Caso não gostem do post e queiram postar , indiquem o motivo. Muito obrigada ^^