domingo, 8 de julho de 2012

#Resenhas: Jogos Vorazes de Suzana Collins

Olá Queridos Leitores!
Terminei de ler esse livro e como não queria perder o entusiasmo e a emoção que estão nele, aproveitei para despeja-las aqui no meu blog, meu lindo refúgio onde posso ouvir a opinião de quem entende do assunto, vocês.

Agora sem mais delongas, apresento a resenha de Jogos Vorazes:



Nome: Jogos Vorazes
Autora: Suzana Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397 páginas
Onde Comprar: Livraria Travessa
Skoob: Jogos Vorazes

Em um futuro de certa forma distante, existem 12 Distritos sob o comando da Capital/Panem e uma arma poderosa que ele tinha sobre os distritos eram Os Jogos Vorazes, uma competição onde 24 jovens, entre 12 e 18 anos, dois de cada distrito, mais conhecidos como tributos, eram postos em uma arena para lutar até que sobrasse um único jovem que receberia várias horarias.

Katniss é uma simples garota que tomou o lugar de chefe da família cedo demais. Precisava alimentar sua mãe, sua irmã e mais os animais que viviam com eles. Sempre trabalhando ao lado de seu parceiro de caça e amigo Gale, que possui os mesmos problemas que ela, tendo que cuidar de sua mãe e de seus dois irmãos mais novos. Tudo estava tranquilo até que o dia da Colheita chega. Katniss e Peeta, um jovem que ela conheceu há muito tempo atrás, são os tributos do Distrito 12, o distrito mais pobre e desmerecido de todos. 

O livro conta os conflitos de Katniss depois de virar um tributo e uma busca desesperada por salvar sua vida. É narrado em 1° pessoa pela Katniss, uma forma de conhecer a cabeça dela, que é bem... confusa.

Agora...

Se você quer saber o que realmente acontece nessa aventura! Um grande motivo para você ler o livro.

Se você pensa que o que passou no filme é uma cópia exata do livro! Outro grande motivo para você ler o livro!!!

Resenha:

Confesso, eu senti certo receio em ler o livro no início porque temia que fosse muito parecido com o filme (Ok, eu não gosto de modinhas e esse filme prometia ser uma das Top modinhas desse ano), como li em certos comentários sobre o filme. Eu o assisti e de certa forma o aprovei como vocês podem ver na Resenha do filme, porém com uma nota 3. Certo dia, quando um de meus blogs preferidos, Lendo & Comentando, abriu inscrições para um Book Tuor dos Jogos Vorazes pensei "Porque não?". Fui selecionada e o livro chegou até mais rápido do que imaginava.

 
Confesso! Quando ele chegou eu estava sofrendo uma ressaca literária que durou um mês, aproximadamente. Então chega esse livro para me livrar dessa terrível aflição. Ele me envolvei de tal forma que minha noção de tempo se foi totalmente, me obrigando a ler durante quatro horas seguidas no sábado (Isso explica porque eu não participei do DNA O.o). Por mais que eu quisesse não consegui desviar nem por um segundo meus olhos daquelas paginas. Suzane Collins me prendeu em um armadilha mortal na qual só consegui sair quando usei toda minha força de vontade e consciência de que tinha que cumprir minhas tarefas.

A tia Collins, meu apelido carinhoso para ela, criou um universo totalmente diferente e ousado. Um livro que mostra claramente a pobreza, o sistema capitalista excessivo e uma forma de governo que muitos conhecem como Ditadura ou somente Absolutismo como vemos: 12 distritos sendo subjugados por uma única Capital. E os Jogos Vorazes era um meio de mantê-los sobre controle para que não ocorresse uma rebelião novamente.

O livro superou minhas expectativas infinitamente. Sem palavras é a única expressão que usar para descrever como fiquei após ler a última página. Meu coração começou a ficar acelerado, ansiava por alguém que já houvesse lido o livro para poder comentar o que aconteceu, sobre minhas revoltas e também sobre minhas conclusões.

Ah... algo que Collins (A mais nova escritora de minha lista de favoritos) conseguiu no livro foi colocar sempre a seguinte dúvida: Afinal, a Katniss gosta de Peeta ou não? E Peeta? Realmente gosta de Katniss ou só está tentando salvar sua vida? e quanto a Gale? Qual é o lugar dele nessa história? Muitas dúvidas são abetas nesse primeiro livro, portanto uma única dica: Se forem ler a série, comprem o box inteiro antes de começar a ler porque você irá querer sempre mais.

O livro explica muitos detalhes que ficaram incompreensíveis no filme. Bem, depois de ler o livro percebi que o filme realmente merecia um três pela falta de cenas que eram essenciais para o desenrolar a história e algumas cenas que realmente não eram necessárias. 

 
O livro, contrariando o filme, ganha um 5, pois não vejo nada que possa diminuir essa nota. Não vejo motivos para não dizer que o livro é bom e maravilhoso.




Alguns trechinhos (Nada de spoilers):

 
"Effie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu.
É Primrose Everseen"
Pág. 27

"_O que você acha desse fogo? - sussurro para Peeta.
_Arranco sua pelerine se você arrancar a minha - sugere ele com os dentes cerrados.
_Combinado - concordo."
Pág. 76

"Á medida que o dia passa, sei que estou fadada a ter problemas. A pouca urina que consegui produzir está com a coloração escura, minha cabeça está doendo, e há um pedaço da minha língua com uma secura que não passa."
Pág. 182

 
Beijinhos,







11 comentários:

  1. Hey, que bom que gostou do livro! Eu também amei (e amei o filme também).
    Ei, se tiver facebook e puder fazer o favor de votar nessa foto do meu cachorro http://www.facebook.com/lojapreteritoperfeito/app_126923257413613 eu ia adorar, haha. É um concurso cultural e meu cachorro tá tão fofinho, merece um voto! UAHA.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ooi flor, estou louca para ler Jogos Vorazes mas a verdade é que tenho tantos livros na pilha de leitura que fica tudo mais difícil rs.
    Obrigada pelo carinho flor, como sempre você uma fofa!
    www.IMAGINAYRE.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, cara, isso só aumenta ainda mais minha voltade de ler esse livro! HEHE'
    Preciso tê-lo logo em minhas mãos.
    Gostei daqui, afinal.
    Visita-me? ;*

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha do livro. Relata muito bem a história. Consultei antes de ler o livro e agora novamente quando escrevi minha própria resenha. Tomei a liberdade de citar seu link no meu blog como referência. ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Gilton. Fique a vontade. Ah... e agora fiquei curiosa, vou lá passar no seu blog ^^

      Beijinhos.

      Excluir
    2. A vontade.
      To começando agora a organizar as resenhas q tenho prontas...
      Se tiver alguma sugestão, aceitarei.

      leituradiagonal.blogspot.com

      Excluir
  5. Esse livro não tem mais o que falar, é maravilhoso, nota 1000
    amo de paixão!!!
    é simplesmente delicioso de se ler.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom?Primeiramente quero dizer o blog é fofíssimo eu adorei"!
    e também os post são bacanas e já estou seu blog e te desejo muito sucesso com o blog
    Fica com DEUS e um forte abraço

    Tem sorteio rolando lá no meu blog"
    Nunca se esqueça O sorriso é sua melhor maquiagem

    www.dondokafashion1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Pessoal, tentem construir um comentário inteligente, ou um simples eu gostei já basta. Caso não gostem do post e queiram postar , indiquem o motivo. Muito obrigada ^^