domingo, 18 de novembro de 2012

#Resenhas: A menina que não sabia ler, por John Harding

Tarde de Domingo! Nada melhor que ligar minha rádio J-Hero e postar uma bela resenha. Tocando no assunto, faz um beto tempinho que não posto uma resenha né? Mas para "quebrar o gelo", venho trazer um livro que estive louca para ler durante meses (e que eu achei em uma banquinha quando fui em algumas exposições na Av. Paulista *---*):



Nome: A Menina que não sabia ler
Autora: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 282 páginas
Onde Comprar: Compre Já!
Resenha:

Não tenho ideia de como falar sobre o livro u.u O que posso dizer é que ele é surpreendente.Nunca li um livro assim, fiquei ate com medo no final. nunca imaginaria um final como aquele. Sempre li resenhas positivas sobre o livro e a minha não vai ser diferente.

O livro conta sobre Florence, uma garota que não sabia ler. Certo dia, em uma brincadeira de pick-esconde com seu irmão, Giles, ela descobriu uma gigantesca biblioteca. Seu tio é contra o ensino das mulheres, então proibiu Florence de aprender qualquer coisa que seja. Então a pequena garota aprende a ler por si mesmo, prestando atenção na leitura em que as pessoas que trabalham na casa acabam soltando. Assim segue o livro, com Florence conhecendo o fantástico mundo dos livros. Certo dia, quando a tutora de seu irmão morre no lago, uma nova tutora é designada para ensinar Giles, e Florence imagina que a senhora Taylor deseja fazer mal a seu irmão.

O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Florence, o que é muito legal. Conhecer a mente de uma menina daquela idade com uma mente mais avançada é incrível. Além da escrita linda do autor, que fez eu me sentir na pele de Florence diversas vezes.

Comecei a leitura amando o livro, com a expectativa que Florence iria descobrir algo sobre sua infância, sobre o porque do seu tio não a deixar aprender nada. Minhas expectativas eram enormes, mas no final ele não atendeu as expectativas. 

O final pode ter sido um BUM!! O que achei super legal, por dar esse ar de "aha! Vocês não acertaram o meu final", no entanto, ele deixou várias perguntas sem serem respondidas, o que deixou o livro um pouco que sem sentido. Se ele tivesse continuação, tudo bem, eu iria ler e descobrir, mas simplesmente acabou sem várias perguntas serem respondidas, e são perguntas que até hoje sondam a minha mente. (Uma coisa que eu não gosto é ficar sem perguntas respondidas)

Mas falando do final real do livro, ele é surpreendente i.i Chorei e fiquei chocada com o que aconteceu. De verdade. Em certos momentos tive medo da Florence (Já imaginando que ela viraria a garota d"O Chamado") mas ela é muito fofa por trás de tudo e por fora também. Chorei com ela, ri com ela, fiquei apavorada com ela, então, durante o livro você sente como se já conhecesse a pequena Florence desde sempre.

O tema é perfeito, a capa é perfeita, o estilo é perfeito, ou seja, ele tinha tudo para ser o mais novo livro da minha coleção de favoritos. Mas perde pontos pelo final mal resolvido.

4 estrelinhas ^^ Mas ainda sim indico o livro u.u E tire vocês suas próprias conclusões porque ele vai depender muito do gosto. Conheço pessoas que dariam 5 para o livro rsrs


Alguns trechinhos *------* (Nada de Spoilers)

"Eu, entretanto, passava horas e horas lendo, e como minhas ausências, embora despercebidas durante o dia, seriam notadas à noite, meu quarto tornou-se um depósito de livros"
Pág. 17

"Foi assim que me peguei erguendo os olhos de cada página, em vez de a cada 4 minutos, pois esperava Theo subindo pela entrada. E então, um dia ele simplesmente não apareceu."
Pág. 50


"Naquela tarde na biblioteca eu me desconcentrei em "O coração delator", apesar de ser um conto maravilhoso. Não consegui pensar em nada além da terrível cópia da minha inimiga, presa em uma cotovia na gelatina, dentro daquele espelho"
Pág. 162



Book Trailer




Espero que tenham gostado. Não estava muito inspirada para essa resenha :P Na próxima estarei bem melhor u.u (porque será de um livro que eu gostei muito mas que retalhou meu coração i.i


Então, até amanhã. Beijinhos meus amores,


6 comentários:

  1. Oi, Kimy!
    Eu tenho esse livro, quando o vi gostei logo por causa do titulo e da capa, quando comecei a ler também achei o máximo, mas o final me decepcionou muito, por isso ele não está na minha lista de preferido. Não gostei do que aconteceu com o amigo dela que estava doente...

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Desde que li a respeito do livro, tive uma imensa vontade de lê-lo, quase o comprei em uma promoção da Americanas, e me arrependo de não ter finalizado a compra. Afinal o enredo me parece ser muito interessante, e pela resenha, vemos que apesar dos pontos negativos, temos ai uma enredo encantador =D

    Bjs

    www.daimaginacaoescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Ouvi falar muito desse livro, mas nunca li por causa de um preconceito bobo (longa historia), mas já superei isso e pretendo ler um dia ^^

    ResponderExcluir
  4. Oii!!
    Esse livro está na minha pilha de leitura, e a capa é linda mesmo!
    Já li algumas resenhas negativas sobre ele, mas a sua me animou para passá-lo na pilha dos que vou ler!
    Parabéns!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Oiiii amada!!
    Que bela resenha, despertou meu interesse pelo livro, que já tem uma capa linda e uma história que parece ótima!!!
    Uma pena o final, mas tenho que ler para saber se foi tão mal resolvido assim, haha!!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Já havia ouvido falar do livro, mais nunca me interessei, não sei por que mais nunca me despertou curiosidade. Mais ao ler essa resenha fiquei tão empolgada, adorei, está na minha lista de próximos a serem comprados... A capa é muito perfeita, o que me deu mais vontade de compra-lo.

    Beijos, Isabela G.
    http://perhaps-eternity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pessoal, tentem construir um comentário inteligente, ou um simples eu gostei já basta. Caso não gostem do post e queiram postar , indiquem o motivo. Muito obrigada ^^